Reuters
21/10/2002 - 17h46

Lei estabelece royalties menores para rádios pequenas nos EUA

da Reuters, em Washington (EUA)

Pequenas rádios de internet nos Estados Unidos ganharam uma disputa neste final de semana, quando artistas e gravadoras concordaram em aceitar pagamentos de direitos autorais mais baixos pela reprodução de suas músicas na web, o que poderá garantir a sobrevivência de várias empresas.

As rádios on-line deveriam começar a pagar artistas e gravadoras por cada música que transmitiram a partir de hoje, mas com o acordo elas poderão pagar apenas uma taxa máxima de US$ 2.500. Com isso, elas devem deixar de desembolsar uma quantia várias vezes maior.

Muitas pequenas operadoras protestaram que a taxa por canção, estabelecida pela Biblioteca do Congresso em junho, poderia obrigá-las a fechar as portas.

Os dois lados fecharam um compromisso há algumas semanas que permite a rádios menores o pagamento de somente uma porcentagem de suas receitas ou despesas à indústria fonográfica. A intenção era que o Congresso norte-americano aprovasse uma lei sobre o acordo antes do domingo, prazo máximo para que as rádios fizessem os pagamentos.

Rádios maiores, como a da America Online e do Yahoo, não terão esse privilégio.

A medida foi aprovada pela Câmara dos Representantes, mas não passou no Senado. Mesmo sem a aprovação, os detentores de direitos autorais acabaram concordando em manter os pagamentos reduzidos.

"Não queríamos causar dificuldades desnecessárias", disse John Simson, diretor-executivo do grupo de detentores de direitos autorais, a SoundExchange, que representa gravadoras e músicos.

A lei ainda passará mais uma vez pelo Parlamento no ano que vem.



Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca