Reuters
22/10/2002 - 14h11

Sharp demonstra tela de computador com "circuito de vidro"

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Sharp, maior produtora de telas de cristal líquido (LCD) do Japão, apresentou hoje uma tela com circuito microprocessador integrado diretamente ao vidro, permitindo que ela funcione como um computador.

A empresa espera ter produtos que empreguem esse circuito avançado no mercado até 2005, talvez até mesmo uma "tela cartão" capaz de armazenar dados e ser carregada para uso com diversos aparelhos, de videogames a telefones celulares, passando por carros.

"O cartão teria o tamanho de um cartão de visitas, talvez com função de conexão sem fio e entrada de dados via toque na tela", disse Mikio Katayama, diretor da divisão de telas móveis da Sharp, aos jornalistas em uma entrevista coletiva. "Temos ainda de definir os detalhes específicos".

As novas telas usam a tecnologia de grão contínuo de silício (CGS) da Sharp, que já começa a ser empregada na produção em massa de telas que contém circuitos de drivers embutidos.

Os drivers de monitor, que ajudam a ligar e desligar os pixels de uma tela, em geral residem em microchips separados.

A Sharp está apostando alto na tecnologia CGS, que permite circuitos instalados na tela bem como economia de espaço, corte nos custos de produção e uma resolução ultrafina para a exibição de mapas e fotografias.

Um avanço rápido para a tecnologia de próxima geração vem-se tornando mais urgente para a Sharp porque rivais sul-coreanos e taiwaneses, que desfrutam de substanciais vantagens de custo, estão entrando agressivamente no mercado de telas LCD.

A alta na produção dos concorrentes asiáticos reduziu os preços dos painéis de computador de tela plana e reduziu severamente os lucros das fabricantes japonesas de telas.

A tela revelada na terça-feira é a mais recente em uma série de avanços da tecnologia CGS que a Sharp espera mantê-la à frente não só de seus rivais asiáticos, mas da tecnologia concorrente, o polisilício de baixa temperatura, usada para fabricar telas LCD por outros grupos japoneses como a Toshiba e a Sanyo.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca