Reuters
24/10/2002 - 13h32

Intel espera que novo chip seja adotado em celulares até 2004

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Intel afirmou que pretende que seu futuro chip Manitoba, destinado a dispositivos sem fio, seja adotado em telefones celulares até o começo de 2004.

A empresa, que domina o mercado de microprocessadores para computadores pessoais, tem como alvo agora o mercado de microprocessadores para telefones celulares --hoje liderado pelas Texas Instruments.

Ambas as empresas estão concorrendo no desenvolvimento de produtos para integrar diversos processadores de telefonia móvel e funções de memória em um único chip, para reduzir espaço e economizar custos.

"Projetamos uma série de melhorias para o Manitoba, que estão em desenvolvimento agora", disse Tony Sica, diretor de mercado de comunicações sem fio e informática de grupo da Intel, em entrevista.

"Minhas expectativas são de que o Manitoba seja incorporado a telefones móveis pelo final de 2003 ou começo de 2004", acrescentou. Ele não quis comentar sobre os nomes das empresas fabricantes de celulares que poderiam utilizar o produto da Intel.

Sica disse também que a Intel estava cooperando com a NTT DoCoMo, a mais importante operadora japonesa de telefonia móvel e pioneira no desenvolvimento de redes de terceira geração, em áreas como segurança de redes e comércio eletrônico. "Estamos tentando trabalhar com as operadoras, especialmente a DoCoMo, para que conheçamos suas necessidades", disse.

"Cremos que nos telefones móveis de próxima geração precisaremos de uma combinação entre a segurança do hardware e do software para torná-los robustos, e estamos usando a DoCoMo e outros parceiros para que nos ajudem a chegar lá", disse o executivo.

A Intel domina o mercado de chips de memória para telefones celulares, mas chegou há relativamente pouco tempo à área de processadores para aparelhos sem fio, um mercado em que sua concorrente Texas Instruments tem fatia de cerca de 50%.

Sica reiterou que a determinação da Intel é se tornar parte importante desse mercado, porém, ele admitiu que a empresa deve levar algum tempo para ocupar uma posição de destaque no setor.


Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca