Reuters
27/10/2002 - 18h28

PSDB se reúne na terça, em Brasília, para fazer balanço da eleição

RENATA DE FREITAS
da Reuters

O PSDB pretende fazer um balanço das eleições na terça-feira, em uma reunião da comissão executiva do partido, em Brasília. No mesmo dia, o presidente Fernando Henrique Cardoso receberá o novo presidente, que deverá anunciar a equipe de transição.

O presidente do PSDB, José Aníbal, mostrou-se confiante em que o resultado das eleições será favorável ao partido. ``Vai surpreender'', disse ele, referindo-se tanto ao percentual de votos que Serra possa receber quanto à eventual eleição de governadores tucanos.

No primeiro turno, o PSDB elegeu os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de Goiás, Marconi Perillo. Agora, tucanos estão disputando o segundo turno nos Estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba e Rondônia. Na melhor das hipóteses, o PSDB elegeria oito governadores, incluindo os dois maiores Estados do país.

Embora evite considerar um cenário de derrota de Serra, o presidente do PSDB afirmou neste domingo que não acredita que o petista Luiz Inácio Lula da Silva, se eleito, possa prejudicar os governadores tucanos.

``Não acredito em presidente discriminador, qualquer que seja ele'', disse Aníbal a jornalistas, enquanto acompanhava Serra votando em uma escola na zona oeste de São Paulo.

Aníbal evitou também avançar muito sobre a hipótese de aceitar de volta o candidato derrotado à Presidência pelo PPS e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. ``O partido quer sempre agregar, acrescentar'', limitou-se a dizer.

Depois de ter perdido no primeiro turno, Ciro manifestou apoio a Lula. Na semana passada, o tucano Tasso Jereissati, senador eleito pelo Ceará que se desligou da campanha Serra para apoiar Ciro, começou a articular a volta do presidenciável ao partido.

Como Ciro e Serra são inimigos históricos, o eventual retorno do ex-governador cearense ao PSDB poderia causar rupturas que o presidente do partido já tenta dissipar. Segundo Aníbal, o PSDB está unido.

ACOMPANHE a apuração em tempo real


Leia mais no especial Eleições 2002
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca