Reuters
28/10/2002 - 20h00

Produtor que trabalhou com Eric Clapton e Aretha Franklin morre aos 77

da Reuters, em Miami

Tom Dowd, lendário produtor musical que trabalhou com Aretha Franklin, Eric Clapton e uma muitos astros do jazz, soul e rock ao longo de 50 anos, morreu na Flórida aos 77 anos.

Entre os vários sucessos que produziu, encontra-se "Layla", de Derek and the Dominos, com as guitarras em duelo de Clapton e Duane Allman.

Dowd morreu na manhã de domingo em uma casa de repouso em Aventura, em decorrência de problemas respiratórios, disse sua filha, Dana Dowd.

"Sua contribuição para a música foi imensa. Ele cobriu tantos gêneros durante tantos anos, tocando tantas vidas! Ele amava seu trabalho",disse ela.

Dowd trabalhou na gravadora Atlantic por mais de 20 anos e então tornou-se produtor independente nos anos 1960. Gravaram com ele os saxofonistas de jazz John Coltrane (em "Giant Steps" e "My Favorite Things") e Charles Mingus.

Os artistas de black music que tiveram sua colaboração em estúdio incluem Franklin, Wilson Pickett, Ray Charles, Otis Redding e James Brown.

Dowd, que trabalhou durante anos no Criteria Studios de Miami, também gravou para Neil Young, Rod Stewart e Lynyrd Skynyrd.

Ele foi considerado um pioneiro do estúdio e recebeu recentemente um prêmio pelo conjunto da carreira da Academia Nacional de Artes e Ciências Fonográficas dos Estados Unidos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca