Reuters
03/11/2002 - 19h09

Arábia Saudita não irá ceder território para EUA atacarem Iraque

da Reuters, em Dubai (Emirados Arábes Unidos)

A Arábia Saudita anunciou neste domingo que não irá disponibilizar aos EUA o uso de seu território e instalações para um eventual ofensiva militar contra o Iraque, mesmo que os ataques contem com o aval da ONU (Organização das Nações Unidas).



"Nós toleraremos a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas [sobre um ataque ao Iraque] e iremos cooperar com ele. Mas entrar no conflito cedendo nossas instalações...", afirmou Saud al-Faisal, ministro do Exterior árabe.

Segundo ele, uma resolução da ONU permitindo ataques ao território iraquiano não obriga o país a ceder seu território para servir de base. Al-Faisal disse não haver crise entre a diplomacia americana e árabe.

A Arábia Saudita foi o principal espaço de onde partiram aviões de ataque ao Iraque durante a Guerra do Golfo (1991). A rejeição em ceder seu território novamente acontece em meio ao estreitamento de relações entre aliados estratégicos dos EUA, após os atentados de 11 setembro de 2001.

Base de ataque
As tropas dos EUA não precisam lançar mão do território da Arábia Saudita para atacar o Iraque, mas a ofensiva aérea ficaria prejudicada.

Mary Matalin, conselheiros do vice-presidente americano, Dick Cheney, disse à rede de TV CNN que os EUA têm muitos outros aliados para se apoiar na região.

Questionado se os comentários de Saud poderiam gerar mal-estar entre os dois países, Matalin descartou a hipótese e afirmou que os EUA não irão se "engajar em um ataque, a menos que estejam certos de que o trabalho será bem feito".

Leia mais no especial Iraque
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca