Reuters
12/06/2001 - 10h38

Macedônia mantém cessar-fogo mesmo depois de emboscada rebelde

da Reuters, em Skopje (Macedônia)

O Exército da Macedônia afirmou hoje que continuaria com o cessar-fogo apesar de ter acusado as guerrilhas de origem albanesa de emboscar uma patrulha policial durante a noite, desafiando a recente trégua.

Um comboio com cerca de 30 caminhões de vários grupos de ajuda humanitária formavam uma fila em um posto de controle do Exército em uma estrada que leva para a zona de batalha, esperando por uma autorização para entregar os suprimentos para os civis que se encontram por trás das linhas de combate.

O Exército, que nos últimos quatro dias atacou vilas dominadas pelos rebeldes com helicópteros, artilharia pesada e tanques antes de convocar um surpreendente cessar-fogo na segunda-feira, afirmou que continuaria com a trégua mesmo depois do ataque contra os policiais.

"Durante a noite e até agora, tudo está calmo", afirmou Blagoja Markovski, porta-voz do Exército, a respeito da região nordeste da Macedônia, onde foram bombardeadas algumas vilas.

No noroeste, nove policiais ficaram feridos em um ataque contra uma patrulha perto de Tetevo, afirmou a agência de notícias estatal MIA. Nenhum dos feridos encontrava-se em estado grave, disse a polícia.

A emboscada, perto do local onde aconteceu um ataque na semana passada, ocorreu 24 horas depois de os rebeldes terem anunciado uma trégua como consequência do cessar-fogo do governo. Essa foi a primeira vez que os dois lados concordaram em suspender as agressões simultaneamente.

A interrupção dos combates pegou muitos de surpresa e diminuiu os temores de uma guerra total, uma possibilidade citada pelo governo depois de os rebeldes terem ameaçado bombardear a capital do país, Skopje.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca