Reuters
15/11/2002 - 16h16

EUA capturam outro importante líder da Al Qaeda

da Reuters, em Washington (EUA)

Um dos maiores líderes da Al Qaeda, procurado pelos Estados Unidos em sua guerra contra o terrorismo, foi capturado recentemente e está sob custódia norte-americana, disseram hoje fontes do governo dos EUA.

As fontes se recusaram a divulgar o nome do membro da rede de Osama bin Laden que foi preso nos últimos dias. Mas não se tratava do tenente Ayman al-Zawahri, nem do líder Khalid Shaikh Mohammed ou de Saad, filho de Bin Laden.

Autoridades norte-americanas mostraram-se preocupadas nesta semana com a hipótese de a Al Qaeda estar planejando mais ataques.

O FBI (polícia federal dos EUA) disse que, ao selecionar seus próximos alvos, a rede terrorista pode preferir "ataques espetaculares" que resultem em mortes em massa e graves danos à economia dos EUA.

Os Estados Unidos culpam bin Laden e sua rede, a Al Qaeda, pelos ataques de 11 de setembro contra os EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.

Os líderes da Al Qaeda que se encontram sob custódia norte-americana incluem Abu Zubaydah e Ramzi Binalshibh, que estão sendo interrogados em locais ignorados no exterior.

O presidente George W. Bush disse no início desta semana, em resposta a uma pergunta sobre uma fita de áudio de Osama bin Laden divulgada pela TV árabe Al-Jazeera: "Nós caçaremos estas pessoas uma a uma. Não importa quanto tempo demore, nós as encontraremos e as levaremos à justiça".

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca