Reuters
15/11/2002 - 16h42

Pressplay adquire direitos on-line sobre músicas da Warner

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

A Sony e o serviço de download de música Pressplay, da Universal, anunciaram um acordo com a Warner Music para utilizar seu conteúdo. Com isso, o serviço de música on-line fechou parceria com as cinco maiores gravadoras do mundo.

Desde que surgiu no mercado, no final do ano passado, o Pressplay vem se esforçando para oferecer música das gravadoras mais importantes, em uma tentativa de concorrer com serviços de troca de música on-line como o Napster, que era bastante popular antes de ser fechado devido a exigências judiciais apresentadas pela indústria fonográfica.

"Hoje é um dia decisivo. Conseguimos o que pretendíamos, ainda que tenha demorado mais que o esperado, e teremos as cinco principais gravadoras conosco antes do final do ano", disse Michael Bebel, presidente-executivo e do conselho da Pressplay.

O anúncio da Pressplay surge depois de séries de acordos sobre direitos musicais divulgados esta semana. Na quarta-feira (13), o gigante da música EMI Group anunciou acordo com nove distribuidoras de música digital.

A MusicNet, rival da Pressplay, que conta com o apoio da BMG (parte do grupo Bertelsmann), EMI e Warner, também está perto de obter direitos sobre os acervos da Universal e da Sony, o que também lhe permitiria oferecer música das cinco grandes gravadoras, disseram fontes próximas das negociações.

O Rhapsody Service, da Listen.com, uma companhia independente de música digital, se transformou no primeiro serviço on-line a oferecer o catálogo das cinco gravadoras mais importantes.

No passado recente, muitas dessas redes ampliaram seus serviços, passando a oferecer, por exemplo, cópias de CDs, para enfrentar os serviços não autorizados de troca on-line de arquivos, como o Kazaa e o Morpheus, surgidos depois do fechamento do Napster.

Inicialmente, as gravadoras não queriam permitir a gravação de CDs, mas mudaram de opinião. Mas continuam lutando por convencer os usuários a pagarem assinaturas mensais de US$ 10 por serviços que os internautas conseguem de graça em qualquer lugar, dizem os analistas.

"Em termos gerais, estimamos que os serviços pagos de música tenham meio milhão de assinantes", diz Susan Kevorkian, analista da IDC.

Já o Kazaa, onde a troca de arquivos é gratuita, tinha 10 milhões de usuários nos Estados Unidos em setembro, de acordo com a ComScore Networks.

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