Reuters
21/11/2002 - 19h12

Sony espera vendas maiores durante Natal deste ano

da Reuters, em Nova York (EUA)

A Sony Electronics afirmou ontem que está otimista sobre a temporada de compras do Natal, nos Estados Unidos, apesar de temores anteriores sobre um declínio acentuado na confiança dos consumidores.

"No ano passado, a temporada de fim de ano foi boa, apesar de haver cautelas sobre nossas projeções. Esperamos ver uma retomada na confiança do consumidor (este ano)", afirmou Rick Clancy, vice-presidente sênior de Comunicações Corporativas da Sony Electronics.

A divisão, responsável por cerca de um quarto da receita total da Sony, teve vendas "maiores" entre abril a setembro comparado com o mesmo período do ano passado.

A unidade espera que novos lançamentos, como gravadores de DVD, no mercado norte-americano impulsionem suas vendas globais, disse Clancy.

No início deste mês, o presidente europeu da Sony, Michiaki Tsurumi, disse que espera que a temporada de fim de ano seja "instável". A confiança do consumidor norte-americano atingiu seu menor nível em nove anos em outubro, pressionada pelo temor de outra guerra dos Estados Unidos contra o Iraque e aumento do desemprego.

Clancy reconheceu que as vendas do videogame PlayStation 2 também devem liderar as compras de fim de ano. Uma grande fonte de receita nos Estados Unidos são as TVs de tela grande, cujo mercado é liderado pela gigante japonesa graças à "paixão dos norte-americanos por aparelhos domésticos", disse Clancy.

Quanto aos gravadores de DVD, a Sony, maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo, não tem sido tão agressiva quanto seus concorrentes.

A rival Matsushita Electric Industrial, fabricante de produtos com a marca Panasonic, citou dados da indústria esta semana para afirmar que detinha 50% do mercado norte-americano de gravadores de DVD até o final dos primeiros nove meses de 2002.

"Estamos olhando para além da tecnologia de hoje", afirmou Clancy, acrescentando que DVDs de luz azul, a próxima versão do disco digital, está recebendo mais atenções da Sony do que outras aparelhos para a mídia.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca