Reuters
21/11/2002 - 20h41

Bush diz que respeitará interesses russos no Iraque

da Reuters, em São Petersburgo (Rússia)

O presidente norte-americano, George W. Bush, disse em entrevista transmitida hoje que Washington irá respeitar os interesses econômicos da Rússia no Iraque, se o presidente iraquiano, Saddam Hussein, for retirado do poder.

Bush, que foi entrevistado pela rede de televisão NTV na véspera das conversações em São Petesurgo com o presidente russo, Vladimir Putin, disse que estava atento aos interesses da Rússia no Iraque.

Há muito tempo a Rússia mantém negócios no Iraque, principalmente devido à cooperação intensiva no setor petroleiro, que ocorre desde dos tempos soviéticos.

Os Estados Unidos, disse Bush, esperam que Saddam concorde em desistir dos supostos programas de armas sem que seja preciso o uso da força.

"Se ele não fizer o desarmamento por si próprio, nós o desarmaremos em nome da paz. Nós naturalmente queremos preservar os interesses de todos os lados. Nós não temos intenção de impor [nossa vontade] a ninguém ou assumir a liderança do país", disse Bush em comentários traduzidos para o russo.

"Se não houver uma mudança de regime, nós iremos formar uma nova liderança no país, que irá reconhecer os direitos de todos os cidadãos e manter a unidade no Iraque. Nós compreendemos que a Rússia tem interesses econômicos no Iraque, assim como outros países. É claro que estes interesses serão levados em conta", declarou.

Barões russos do petróleo têm bilhões de dólares em contratos em jogo, com direito de trazer petróleo não refinado do Iraque sob o programa petróleo por comida da Organização das Nações Unidas (ONU), e acordos de investimentos no país. O último deles está paralisado pelas sanções da ONU.

Bush, que se reunirá com Putin amanhã depois de participar da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizada em Praga (República Tcheca), disse que é a favor de uma "mudança de regime" no Iraque, sugerindo a intenção de afastar Saddam do poder.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca