Reuters
22/11/2002 - 20h46

Uribe quer que até empresários americanos façam exame antidoping

da Reuters, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, declarou hoje que espera que os EUA e os países europeus encoragem seus cidadãos, incluindo empresários, a passarem por exames antidoping.

"Nós precisamos de um compromisso mais sério dos países consumidores", disse Uribe aos repórteres na cidade colonial de Cartagena.

"Eu espero que todos os executivos nos Estados Unidos e na Europa passem por exames de drogas frequentes para provar sua solidariedade. Como proibimos o consumo pessoal, os Estados Unidos e a Europa devem fazer com que seus cidadãos passem por exames de drogas".

Uribe fez seus comentários improvisados depois de uma conferência internacional.
A Colômbia é a maior produtora de cocaína do mundo, exportando cerca de 580 toneladas por ano, a maior parte para os Estados Unidos e Europa.

O comércio de drogas financia tanto os grupos guerrilheiros de esquerda como os esquadrões de paramilitares de extrema direita, que estão em uma guerra que já dura 38 anos e mata milhares de colombianos a cada ano.

Para tentar combater o comércio de drogas, os Estados Unidos forneceram mais de US$ 1,5 bilhão em ajuda militar na batalha do governo da Colômbia contra a indústria da cocaína.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca