Reuters
27/11/2002 - 07h58

Bagdá dispara sirenes após suposto vôo de aviões ocidentais

da Reuters, em Bagdá

Uma autoridade da defesa civil iraquiana disse que aviões ocidentais sobrevoaram Bagdá hoje, disparando um sistema de sirenes na capital do país, mas sem provocar ataques.

"Tivemos uma quebra no espaço aéreo por aviões inimigos", afirmou a autoridade, que pediu para não ser identificada. "Mas não houve ataques."

Porta-vozes dos Estados Unidos e do Reino Unido rapidamente negaram que tenha havido qualquer atividade dos dois países sobre Bagdá. As forças militares iraquianas ainda não comentaram o assunto.

"As alegações iraquianas de que caças ocidentais voaram sobre Bagdá nesta noite são falsas", disse um porta-voz do Pentágono.

"Nos últimos dias houve diversos relatos falsos de iraquianos sobre atividade norte-americana. Os Estados Unidos continuam a patrulhar as zonas de exclusão aérea norte e sul [do Iraque], de acordo com determinação do Conselho de Segurança da ONU."

As sirenes soaram durante dez minutos a partir das 9h30 (4h30 em Brasília), cerca de uma hora depois que os inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) começaram sua primeira missão de campo em Bagdá em quatro anos.

Residentes viram um rastro branco de vapor do tipo deixado por aeronaves que voam em grandes altitudes nos céus de Bagdá.

A capital iraquiana fica logo ao norte da zona de exclusão aérea no sul do país, que é patrulhada por aviões britânicos e norte-americanos. No passado, sirenes soaram em Bagdá quando aeronaves atacaram áreas próximas ao limite da zona.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca