Reuters
27/11/2002 - 19h04

EUA temem que Saddam Hussein desvie mísseis inteligentes

da Reuters, em Nova York

Os Estados Unidos afirmaram hoje que o Iraque pode estar comprando aparelhos eletrônicos baratos capazes de derrotar as bombas inteligentes em caso de guerra.

O embaixador dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas), John Negroponte, afirma que Washington deseja diminuir a extensão do programa de troca de petróleo por comida para impedir que Bagdá use o dinheiro para comprar aparelhos que atrapalham os sistemas GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês).

Segundo os novos procedimentos aprovados pelo Conselho de Segurança da ONU em maio, membros do conselho podem revisar certas exportações ao Iraque que podem ter uso militar.

Na segunda-feira (25), os Estados Unidos impediram a renovação do programa "petróleo por comida" por mais seis meses, a fim de pressionar pela extensão da lista de produtos proibidos.

O GPS é um sistema de navegação global baseado em 24 satélites na órbita da Terra. É usado em geral para determinar posicionamentos geográficos com precisão. Mas também é usado amplamente por militares dos EUA para direcionar mísseis inteligentes e outras armas.

O problema é que o sistema opera em baixos níveis de força, tornando-se vulnerável à "pirataria".

"Um aparelho que atrapalha o GPS é um transmissor de rádio que transmite nas mesmas frequências que os sinais do GPS", disse Tim Brown, analista do GlobalSecurity.org, grupo de análise de defesa com sede em Washington.

Frequencias
"O único desafio é encontrar as frequências", disse Brown em entrevista por telefone.

Os aparelhos capazes de atrapalhar os sistemas GPS podem ser do tamanho de uma câmera ou tão grandes que teriam que ser carregados por caminhões, disse.

Alguns especialistas dizem que há aparelhos disponíveis na internet por US$40. Outros dizem que seriam necessários aparelhos mais caros para atrapalhar as frequências das armas dos EUA.

Mas todos concordam que os aparelhos já estão disponíveis, apesar de não estar claro se o Iraque está tentando comprá-los.

"É preocupante porque podem impedir que bombas atinjam seus alvos", disse um diplomata britânico, que falou em condição de anonimato.

"Há uma especulação de que Saddam Hussein tem alguns destes aparelhos que atrapalham frequências. Há evidência de que pode usá-los", disse um assessor do Congresso dos EUA que acompanha o assunto, que também falou com a condição de não ser identificado.

"O mundo sabe o quanto dependemos dos GPSs, então é lógico que as pessoas queiram tirar esta vantagem", disse o assessor. "Não queremos que ele compre [os aparelhos]".

O Pentágono também está preocupado e assinou em outubro dois contratos para o desenvolvimento de uma nova geração de GPS resistente à tecnologia que embaralha suas transmissões. A empresa Raytheon Co. ganhou os contratos.

Mas Brown disse que os militares dos EUA já estão bem equipados para lidar com a ameaça.

Ele disse que as armas dos EUA guiadas por GPS já são relativamente resistentes e que, mesmo se não forem, "forças da coalizão podem detectar a localização dos aparelhos operando no mesmo sinal e tirá-los da atuação com um míssil", afirmou.

"Isso não quer dizer que os iraquianos não tentarão atrapalhar o GPS. Mas o efeito total seria marginal", completou.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca