Reuters
27/11/2002 - 19h04

Marca Redeshop muda de dono e serviço será levado ao exterior

DANIELA MACHADO
da Reuters, em São Paulo

A MasterCard comprou a marca Redeshop, pioneira no mercado de cartões de débito automático no país e desenvolvida pelo grupo Credicard, possibilitando que brasileiros façam compras e até saques de recursos no exterior por meio desse serviço.

Com o negócio, anunciado nesta quarta-feira, os usuários de 42 milhões de cartões de débito Redeshop terão acesso a cerca de 800 mil caixas automáticos e 7 milhões de pontos de venda nos 210 países em que a MasterCard atua.

``Tínhamos que internacionalizar a marca. Se não tivesse internacionalizado, nossa marca perderia força e isso enfraqueceria também o nosso foco, que é o crédito'', afirmou a jornalistas o presidente da Credicard, Roberto Lima, ao apresentar os novos cartões que serão chamados Maestro Redeshop.

A operação de R$ 25 milhões abre caminho para a MasterCard consolidar-se no mercado de um dos meios de pagamento que mais têm crescido no país, principalmente com a substituição do uso do cheque em transações de menor valor. A expectativa das empresas é de que as transações por meio dos cartões de débito que levam o nome da Redeshop atinjam cerca de R$ 7,5 bilhões em 2002.

MENOS CHEQUES
Nos últimos cinco anos, segundo dados da própria MasterCard, a utilização de cheques como instrumento de pagamento recuou de 71% para 51%, enquanto a participação dos cartões de débito --que eliminam o risco de inadimplência-- subiu de 1% para 10%.

A tendência pode se intensificar com o novo Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB), implantando a partir de abril deste ano, que desestimula o uso de cheques por meio de tarifas.

``Tem bancos que estimam que um cheque custe R$ 3,10, desde a impressão até a compensação e o arquivamento. O grande concorrente (das empresas ligadas a cartões) é o cheque'', disse o presidente da MasterCard do Brasil, Desmond Rowan.

A MasterCard também aposta que um cartão de débito pode ser uma porta de entrada para o cartão de crédito. ``O cartão de débito é uma excelente forma de se aproximar do cliente'', comentou o diretor de desenvolvimento de negócios da MasterCard, Paulo Frossard.

O total de cartões de débito estimado no Brasil é de 100 milhões, mas nesse número há sobreposição de algumas bandeiras, ou seja, o mesmo cartão pode abrigar duas marcas. A fatia a ser abocanhada pelo Maestro Redeshop deve contar com 28 bancos emissores.

O Visa Electron, da bandeira Visa, lidera o segmento, com cerca de 52 milhões de cartões em uso no país, e também é aceito em outros países, dependendo de autorização do banco emissor. Atualmente, são 13 os bancos que emitem esse cartão.

De acordo com a Visa, o volume de operações cresceu 61% em outubro, em comparação com igual período de 2001, para R$ 880 milhões no mês. Entre janeiro e outubro, o volume soma R$ 7,31 bilhões.

Apesar de anular o risco de crédito, a crítica de alguns estabelecimentos comerciais é quanto ao percentual cobrado pelos operadores do serviço de débito automático. Segundo a Credicard, o valor oscila de 0,5% a 2% do total da compra, mas a negociação é feita cliente a cliente.
 

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