Reuters
27/11/2002 - 20h07

Palestinos pressionam EUA para apresentarem plano de paz

da Reuters, em Washington

A Autoridade Nacional Palestina entrou na disputa com israelenses hoje para pressionar os mediadores do Oriente Médio liderados pelos Estados Unidos a anunciarem um plano de paz antes das eleições em Israel em janeiro de 2003.

O negociador palestino Nabil Shaath acusou o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, de tentar evitar um encontro com o "quarteto" (EUA, União Européia, ONU e Rússia) de mediadores em Washington no dia 20 de dezembro, e de não levar ao público qualquer proposta de paz entre israelenses e palestinos.

Falando após conversas com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, ele também reclamou sobre o pedido de Sharon por uma ajuda norte-americana extra de US$4 bilhões "quando ele está conduzindo uma guerra de exterminação e fome contra o povo palestino".

Uma delegação israelense fez o pedido à Casa Branca na segunda-feira (25) e o chefe da equipe israelense, Moshe Ya'alon irá ver Powell na noite hoje.

O governo de Israel pediu aos Estados Unidos para adiar os trabalhos do plano de paz até depois das eleições israelenses.

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca