Reuters
29/11/2002 - 11h38

Portugal investiga denúncia de pedofilia em instituição

da Reuters, em Lisboa

A polícia portuguesa disse hoje que investigava as denúncias de casos de abuso sexual de crianças na maior instituição infantil pública do país.

As manchetes dos meios de comunicação e os debates no Parlamento sobre os supostos casos de pedofilia na Casa Pia, inaugurada 222 anos atrás, viram-se alimentados pelas acusações, feitas por um ex-membro do gabinete do governo, de que um homem preso havia procurado crianças na entidade para oferecê-las a celebridades.

O premiê português, José Manuel Durão Barroso, ordenou a realização de uma grande investigação sobre as denúncias de que crianças da Casa Pia eram molestadas havia décadas.

"O inquérito está sendo realizado", disse a polícia judicial em um comunicado. As investigações foram detonadas por denúncias de pais de estudantes da Casa Pia feitas em 2001 e 2002.

No comunicado, a polícia também diz ter interrogado várias pessoas, algumas "delas com conhecimento do caso". Essa é a primeira vez que as forças de segurança confirmam estarem investigando o assunto.

Teresa Costa Macedo, ex-secretária de Estado para a Família, afirmou no começo desta semana ter enviado à polícia, já em 1982, relatórios sobre as denúncias de abuso sexual infantil na Casa Pia.

Macedo, que deixou seu cargo em 1983, também disse acreditar que um ex-funcionário da Casa Pia detido recentemente havia procurado crianças para entregá-las para pedófilos, entre os quais estariam celebridades cujos nomes não quis divulgar.

A polícia judicial disse ter lançado uma investigação com base nas denúncias de Macedo, mas o caso foi abandonado em 1987 devido à falta de provas. Denúncias semelhantes já haviam sido recebidas em 1975 e 1981.

O diretor da Casa Pia, Luís Rebelo, foi demitido pelo governo na segunda-feira (25) depois das denúncias de abusos de crianças na instituição.

Fundada em 1780, a Casa Pia é a mais conhecida instituição de Portugal para crianças e adolescentes órfãos e abandonados. A entidade conta ainda com um colégio para crianças carentes. Atualmente, há 4.700 crianças sob os cuidados da Casa Pia, que possui dez instalações e 1.300 funcionários.

Leia mais sobre pedofilia na igreja
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca