Reuters
01/12/2002 - 09h37

Bombardeio em instalação de petróleo mata 4, dizem iraquianos

da Reuters, em Bagdá (Iraque)

Aviões militares de forças ocidentais atacaram hoje uma instalação de petróleo em Basra, no sul do Iraque, matando quatro e ferindo várias pessoas, disseram moradores da cidade.

"Aviões americanos e britânicos atacaram a Companhia de Petróleo do Sul, em Basra. Quatro pessoas morreram e outras ficaram feridas durante o ataque", disse um morador, que pediu para não ser identificado.

Os escritórios da companhia, que supervisiona as exportações do iraquianas de petróleo pelo acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) de troca de petróleo por comida, foram atingidos.



O Comando Central dos Estados Unidos, em Tampa, na Flórida (Costa Leste dos EUA), disse que não tinha informação sobre a notícia. "Não temos nada sobre isso", declarou o tenente-coronel Martin Compton.

Aviões de guerra dos Estados Unidos e do Reino Unido patrulham duas zonas no sul e norte do Iraque, para garantir que aviões militares iraquianos não ataquem. Segundo os EUA, as zonas foram estabelecidadas na Guerra do Golfo, em 1991, para proteger os curdos no norte e os xiitas no sul, que foram atacados pelas forças militares do presidente Saddam Hussein.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca