Reuters
15/06/2001 - 19h04

Rebeldes estendem trégua na Macedônia

da Reuters, em Skopje

Rebeldes de origem albanesa estenderam uma trégua com as forças macedônias por 12 dias hoje, no momento em que líderes políticos encontraram-se para determinar os termos da prevenção de uma nova guerra civil nos Bálcãs.

O chefe de Segurança da União Européia, Javier Solana, previu que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai ajudar a recolher armas dos rebeldes, se eles concordarem com o desarmamento no acordo de paz que está sendo delineado _o que fica muito aquém das exigências dos rebeldes pela intervenção total da Otan.

O Exército de Libertação Nacional (ELN) disse que estava estendendo sua trégua unilateral até 27 de junho "para criar condições para o diálogo" que dê fim ao conflito de quatro meses.

Os dois lados vêm realizando cessar-fogos pouco respeitados desde segunda-feira, marcados por trocas diárias de tiros, sempre justificados como uma provocação do adversário.

Os rebeldes estão esperando o resultado das negociações para o plano de paz sustentado internacionalmente. Diplomatas afirmaram, entretanto, que o papel exato da Otan terá de ser determinado antes que o plano de anistia e desarmamento seja fechado.

São esperados grandes progressos em reformas para direitos da minoria albanesa, que representa um terço da população.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca