Reuters
03/12/2002 - 13h39

Microsoft enfrentará Sun Microsystems em batalha judicial

da Reuters, em Washington (EUA)

Os advogados da Microsoft irão a um tribunal federal norte-americano hoje para enfrentar um processo antitruste aberto contra a empresa pela rival Sun Microsystems .

Tendo conquistado a aprovação do tribunal para o seu acordo antitruste com o governo federal e um grupo de Estados, os advogados da Microsoft devem apresentar seus argumentos contra a Sun, que solicitou que um juiz federal ordene que a Microsoft inclua a linguagem de programação Java, desenvolvida pela empresa, no sistema operacional Windows XP.

O processo antitruste da Sun é um dos diversos que estão sob a jurisdição do juiz distrital J. Frederick Motz, de Baltimore, abertos em função da longa disputa judicial entre a Microsoft e o governo.

Motz também cuida dos casos abertos pela subsidiária Netscape Communications, da AOL Time Warner, pela Be e pela Burst.com, bem como de diversos processos judiciais coletivos abertos em nome dos consumidores contra a Microsoft.

A Sun apresentou seu processo antitruste em março, depois que um tribunal de apelações confirmou a decisão da instância inferior, de que a Microsoft havia violado as leis antitruste norte-americanas e mantido ilegalmente o seu monopólio sobre os sistemas operacionais de computadores pessoais.

A Sun, sediada em Santa Clara, Califórnia, quer uma indenização de mais de R$ 1 bilhão, alegando que a Microsoft bloqueou o uso de sua plataforma de software Java.

O software Java, da Sun, é uma linguagem de computador projetada para operar em sistemas operacionais diferentes, não só no Windows da Microsoft, a plataforma dominante. O sistema Java é visto, no geral, como concorrente da estratégia .NET da Microsoft para vender serviços de software via internet.

A Microsoft excluiu o Java de seu sistema operacional quando lançou o Windows XP no ano passado. Mais tarde, voltou atrás e disse que incluiria novamente o Java em uma atualização do sistema, mas somente até 2004.

A gigante do software disse que foi forçada a abandonar o Java devido a problemas legais derivados de outro processo da Sun contra ela.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca