Reuters
03/12/2002 - 18h18

Consumidores dos EUA desconhecem transição para TV digital

da Reuters, em Washington (EUA)

Poucos consumidores norte-americanos estão cientes da transição da televisão tradicional para a TV digital, que oferece imagem de qualidade mais alta e serviços interativos. Além disso, são necessárias mais medidas para acelerar o processo da migração das tecnologias, de acordo com um relatório enviado ao Congresso e divulgado ontem.

Cerca de 40% dos norte-americanos disseram jamais ter ouvido falar em transição para a TV digital e outros 43% afirmaram estar "mais ou menos cientes" apenas, de acordo com uma pesquisa com mil pessoas incluída em um relatório da GAO (General Accounting Office), a divisão investigativa do Congresso norte-americano.

Além disso, quase metade dos pesquisados não sabia a diferença entre os atuais sinais analógicos de televisão e os digitais, afirmou o GAO em um relatório solicitado pelo deputado Ed Markey, o líder dos democratas no subcomitê de telecomunicações do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados.

"Se os consumidores desconhecem a TV digital --especialmente benefícios como a televisão de alta definição-- é menos provável que eles adquiram os televisores digitais", disse o GAO. A Zenith, subsidiária da LG Electronics, e outros fabricantes vêm veiculando anúncios recentemente para promover o novo formato.

O Congresso e a FCC (Comissão Federal de Comunicações) vêm pressionando por avanços mais rápidos na televisão digital, de modo que os consumidores possam desfrutar de imagens melhores enquanto o governo fica livre para reaproveitar a banda de transmissão anteriormente usada pelos velhos sinais analógicos. Essas freqüências provavelmente serão leiloadas para operadores de comunicação sem fio.

Mas as vendas de televisores digitais vêm sendo lentas, porque os aparelhos são caros --preços US$ 1 mil ou mais-- e representaram apenas 5% do total de televisores vendidos no ano passado. Além disso, os criadores de conteúdo vêm hesitando, de certa maneira, em produzir programas para o formato digital, com medo de que sejam copiados ilegalmente.

Para pressionar pela mudança, a FCC ordenou que os fabricantes de televisores incluam sintonizadores digitais nos novos aparelhos, começando pelos de tela maior em julho de 2004, ainda que a indústria esteja contestando a decisão. E a agência também está pressionando os programadores a criarem mais conteúdo digital.

Existem cerca de 250 milhões de televisores nos lares dos Estados Unidos e 68% dos pesquisados afirmaram desconhecer o fato de precisarem de uma caixa conversora para conseguir assistir aos programas transmitidos com a tecnologia digital, revelou a pesquisa.

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