Reuters
04/12/2002 - 16h38

Desempregados fazem marcha por alimentos em Buenos Aires

da Reuters, em Buenos Aires

Milhares de desempregados fizeram uma marcha por Buenos Aires hoje pedindo alimentos a supermercados, em um momento em que os argentinos estão sensibilizados pela morte de uma dezena de crianças por desnutrição no interior do país.

Trata-se de uma "jornada contra a fome pela irresponsabilidade dos governantes deste país", disse a jornalistas Raúl Castells, combativo líder de um grupo de desempregados e pensionistas.

Um ano atrás registraram-se em Buenos Aires e no cinturão urbano vários saques a supermercados que desencadearam violentos protestos e forçaram a renúncia do ex-presidente Fernando de la Rúa.

Os manifestantes saíram pela manhã do bairro popular de Liniers, entregando a diferentes supermercados no caminho pedidos de alimentos. "Apelamos à solidariedade dos comerciantes deste país", disse Castells.

A marcha, que contou com a participação de 15 mil pessoas, terminará na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada (sede do governo).

Protestos de desempregados tornaram-se uma constante na Argentina nos últimos anos, quando a crise econômica piorou muito, deixando mais da metade de seus 36 milhões de habitantes na pobreza e uma em cada cinco pessoas em idade para trabalhar sem emprego.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca