Reuters
05/12/2002 - 14h01

Uso do Linux em PCs deve prejudicar crescimento da Microsoft

da Reuters, em Scottsdale (EUA)

O vice-presidente financeiro da Microsoft, John Connors, disse que o futuro crescimento da gigante do software poderá ser prejudicado se o sistema operacional concorrente, o Linux, conquistar avanços nos computadores pessoais.

Embora a Microsoft comande o mercado de PCs com o seu sistema operacional Windows, que aciona quase todas as máquinas do mundo, ela compete acirradamente com o Linux no mercado de servidores, as máquinas que administram redes de computadores.

"Em termos de crescimento da companhia... seria difícil se o Linux se tornasse um fenômeno nos computadores pessoais", disse Connors em uma transmissão via web durante a conferência anual de tecnologia do Credit Suisse First Boston em Scottsdale.

Diferentemente dos softwares fechados --como o sistema operacional Windows e os aplicativos de escritório Office da Microsoft--, a linguagem Linux pode ser copiada e modificada livremente.

Os custos iniciais baixos associados ao Linux alimentaram sua adoção por empresas para tarefas avançadas de computação, mas o sistema não ganhou terreno nos computadores pessoais, o território da Microsoft, onde o Windows roda, de acordo com estimativas, em 600 milhões de computadores pessoais.

Empresas como a Red Hat e a Xandros estão desafiando o domínio da Microsoft com versões simples de usar do Linux que permitem que os usuários verifiquem e-mail, naveguem pela web e executem aplicativos no computador.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca