Reuters
07/12/2002 - 08h56

Diretor de "Moulin Rouge" vai encenar "La Bohème" na Broadway

da Reuters, em Nova York

O diretor de cinema australiano Baz Luhrmann, conhecido principalmente por filmes visualmente fascinantes como "Moulin Rouge - O Amor em Vermelho" e "Romeu e Julieta de William Shakespeare", vai levar sua versão própria e reluzente da ópera "La Boheme", de Giacomo Puccini, à Broadway este mês.

Mas será que a Broadway, acostumada a receber dramas e musicais, e não óperas italianas do século 19, está pronta para receber Luhrmann?

Nem mesmo o diretor está certo. Ele acha, no entanto, que sua produção da ópera, com um elenco de 20 e tantos cantores e uma ambientação modernizada, vai atrair um público de massa que não está familiarizado com a ópera.

"Ela foi escrita para o público de todas as idades", disse Luhrman, falando da ode composta por Puccini à vida boêmia em Paris.

"La Boheme" foi bem recebida em sua encenação em San Francisco, em outubro. As pré-estréias em Nova York começaram em 29 de novembro, e a estréia está marcada para este domingo.

"Uma coisa que aprendemos com San Francisco é que um público que nunca assistiu a uma ópera está gostando, dizendo que entendeu o que acontecia e sentiu empatia com os personagens", disse Luhrmann num evento de mídia recente em Nova York.

Reprise de uma produção que o diretor encenou pela primeira vez em 1990, na Opera House de Sydney, a ópera se mantém fiel à música de Puccini e é cantada no italiano original.

Luhrmann reuniu cantores de todo o mundo, incluindo a China e a Rússia, formando o que ele descreve como "a Olimpíada jovem da ópera".

A fidelidade à música de Puccini é a grande diferença de outra produção da Broadway inspirada em "La Bohème": o musical "Rent".

Os produtores de "Rent", uma ópera rock ambientada na Nova York contemporânea, também estão patrocinando a estréia de Baz Luhrman na Broadway.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca