Reuters
09/12/2002 - 08h24

Soldados prendem 27 suspeitos do Taleban no Afeganistão

da Reuters, em Chaman (Paquistão)

Forças especiais dos Estados Unidos e tropas afegãs que buscam remanescentes da rede terrorista Al Qaeda e da milícia extremista islâmica Taleban prenderam ao menos 27 suspeitos no sul do Afeganistão e apreenderam uma grande quantidade de armas, afirmou hoje o comandante afegão Mohammed Hasan.

Os suspeitos pertenciam ao regime deposto Taleban e ao partido Hezb-i-Islami, do ex-primeiro-ministro Gulbuddin Hekmatyar, disse Hasan, acrescentando que eles foram presos nos últimos dias.

Tropas dos EUA e do Afeganistão estão realizando uma operação conjunta na região de Candahar, antigo bastião do Taleban, à procura de bolsões de resistência de grupos de extremistas islâmicos acusados de realizar ataques esporádicos contra forças da coalizão.

Hasan, que fez parte da operação, disse que as prisões foram feitas em Jay Khawaja, bairro central da cidade de Candahar, no distrito vizinho de Arghandab e na cidade fronteiriça de Spin Boldak.

"O Taleban, a Al Qaeda e os homens de Gulbuddin estão ativos contra o governo no sul do Afeganistão, "afirmou. "Eles estão tentando perturbar a ordem ao realizar atentados a bomba e atividades terroristas."

O presidente afegão, Hamid Karzai, sobreviveu a uma tentativa de assassinato enquanto visitava Candahar em setembro.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca