Reuters
09/12/2002 - 09h25

Chuva dá alívio temporário à luta de Sydney contra o fogo

da Reuters, em Sydney (Austrália)

A chuva fina e o tempo mais fresco deram hoje uma importante ajuda aos bombeiros australianos contra os incêndios florestais na região de Sydney, os piores em várias décadas.

Os bombeiros disseram que o "primeiro round" contra a temporada de incêndios já foi vencido, mas que outros devem aparecer, já que a Austrália vive sua pior seca em cem anos.

Reuters
Homem observa destruição de sua casa causada pelos incêndios que atingem a região de Blue Montains, no oeste de Sydney, na Austrália
Apesar da melhora na situação, ainda há 65 focos de incêndio no Estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney. Ao cabo de seis dias, o fogo matou um homem, destruiu cerca de 50 casas e provocou prejuízos superiores a US$ 50 milhões.

No ano passado, nesta mesma época, a cidade de 4 milhões de habitantes já tinha vivido a experiência de ficar cercada pelo fogo. "Não passamos o Natal em casa em 2001 e acho que não passaremos de novo neste ano", disse o bombeiro Chris Hofland, almoçando à beira de uma estrada. "Basta um dia quente e tudo vai começar de novo."

Para muitos moradores da região, o Natal certamente já está perdido. O vendedor de antiguidades Jim Baillie, por exemplo, já pensa em como reconstruir seu chalé de estilo suíço, atingido pelas chamas ontem.

Além de sofrer danos na casa, ele perdeu também peças raras avaliadas em mais de US$ 500 mil. A ação dos bombeiros deixou sua mesa de bilhar cheia de água e cinzas. "Você sempre acha que esse tipo de coisa só acontece com os outros", afirmou Baillie.



O chefe dos bombeiros rurais da região, Phil Koperberg, disse que 4.500 bombeiros devem participar durante os próximos dias dos trabalhos de rescaldo e prevenção de novos incêndios.

Os últimos incêndios atingiram 120 mil hectares. Até o final de novembro, Nova Gales do Sul já tinha tido 470 mil hectares atingidos pelo fogo.

Leia mais no especial Incêndios

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca