Reuters
09/12/2002 - 11h13

Neonazistas alemães planejam protesto contra presidente de Israel

da Reuters, em Berlim (Alemanha)

Neonazistas da Alemanha prometeram realizar uma passeata por Berlim hoje para protestar contra a visita do presidente de Israel, Moshe Katsav.

A polícia alemã aprovou a realização da marcha ao longo da avenida Unter den Linden e espera o comparecimento de cerca de 200 simpatizantes do Partido Nacional Democrático (NDPD), de extrema direita. O tema da passeata é: "Tirem as mãos da Palestina - Contra a entrega de armas alemãs para Israel".

A Alemanha encontra-se sob pressão para vender equipamentos militares para Israel.

Segundo a polícia, nenhuma lei proibia a realização da passeata. O governo do primeiro-ministro (chanceler) alemão, Gerhard Schröder, tenta banir do cenário político o NDPD, acusado de ter ligações com nazistas. As autoridades tentaram sem sucesso obrigar os manifestantes a realizar seu ato na periferia de Berlim, longe do centro da cidade.

Três protestos antinazistas foram também planejados e devem, segundo a polícia, reunir cerca de 900 pessoas.

"Ao menos está frio, e as coisas podem acabar rapidamente", disse um porta-voz da polícia. As temperaturas em Berlim estão girando em torno de -5°C.

O presidente israelense está em seu segundo dos três dias de visita à Alemanha e deve renovar o pedido para a venda de veículos blindados.

O pedido de Israel colocou Schröder em uma posição desconfortável. Os alemães concordaram em fornecer mísseis Patriot para ajudar a proteger Israel contra eventuais mísseis Scud lançados pelo Iraque, como aconteceu durante a Guerra do Golfo (1991).

Mas a Alemanha não quer vender veículos blindados, muitos deles usados durante operações de repressão aos palestinos.

Katsav disse à revista alemã "Der Spiegel" que ficaria muito "decepcionado" caso a Alemanha dissesse não para Israel.

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca