Reuters
09/12/2002 - 16h26

Bomba explode em frente a empresa de energia na Argentina

da Reuters, em Buenos Aires

Uma pequena bomba explodiu em frente a uma filial argentina da companhia francesa de eletricidade Edenor hoje, sem deixar feridos, em um aparente protesto contra um planejado aumento nas taxas de serviços, disse a polícia.

Um porta-voz da polícia disse que a explosão em um bairro de classe média de Buenos Aires aconteceu por volta de 4h30 (horário de Brasília), estilhaçando vidros das janelas e destruindo parte de uma padaria próxima.

"Nós ainda não sabemos do que a bomba era feita, mas era muito pequena, algo caseiro, nada mais", disse a porta-voz da polícia, que pediu para não ser identificado.

"Não há motivo oficial, mas nós estamos admitindo que isso tem algo a ver com as tarifas", acrescentou ela.

O governo argentino no mês passado assinou um decreto impopular permitindo que empresas de eletricidade aumentem as taxas em quase 10%, dizendo que seria necessário garantir a qualidade dos serviços, depois da desvalorização da moeda este ano.

Empresas estrangeiras que operam a maior parte dos serviços de utilidade pública da Argentina tornaram-se alvos da fúria pública no momento em que o país sofre com sua pior crise econômica, embora ataques violentos contra as companhias sejam extremamente raros.

A Edenor é controlada pela companhia francesa Electricité de France.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca