Reuters
11/12/2002 - 14h32

Acidente de trem mata 14 e fere 74 em Cuba

da Reuters, em Coliseo (Cuba)

Um trem de passageiros descarrilou ontem perto do povoado de Coliseo, a 140 km a leste de Havana, deixando 14 mortos e 74 feridos, disseram hoje autoridades cubanas.

Testemunhas afirmaram que a locomotiva do trem número 11, que fazia o trajeto entre Havana e Santiago, as duas maiores cidades do país, saiu dos trilhos, levando consigo cinco vagões de passageiros e um de carga, perto de Coliseo, a 50 km do porto de Matanzas.

"Foi horrível. Vínhamos a uma velocidade contínua quando sentimos um golpe e em frações de segundo o trem ficou às escuras. A locomotiva deu voltas e metade do trem tombou para a direita", disse o mecânico da composição, Orlando Olivera.

O maquinista Esteban García morreu no acidente, segundo Olivera, que pretende deixar seu emprego por causa do perigo representado pelos velhos trens cubanos. "Com esse já são sete acidentes. Sou jovem e tenho um bebê. Já não me agrada este trabalho. Há muito perigo e irresponsabilidade, e os acidentes são produto de muita negligência", afirmou.

As autoridades ainda não sabiam a causa do acidente. Segundo Olivera, o trem viajava a uma velocidade normal. Os 74 feridos foram levados para hospitais das localidades de Jovellanos, Cárdenas e Matanzas, onde o diretor regional de Saúde, Ernesto Letucet, disse que seis pessoas estão em estado grave.

Na sexta-feira (6), um trem de passageiros bateu em um ônibus em Havana, deixando 22 feridos.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca