Reuters
11/12/2002 - 16h58

Filme "Ararat" é campeão de indicações ao "Oscar" canadense

da Reuters, em Toronto

O filme "Ararat", do diretor Atom Egoyan, recebeu o maior número de indicações para o maior prêmio anual do cinema canadense, o Genie.

A produção, que abriu o Festival de Cinema de Toronto em setembro, recebeu indicação para melhor filme e roteiro (Egoyan), melhor ator (David Alpay e Christopher Plummer), melhor ator coadjuvante (Elias Koteas), melhor atriz (Arsinee Khanjian), trilha sonora (Mychael Danna), direção de arte (Phillip Barker) e figurino (Beth Pasternak).

"Ararat" narra o massacre dos armênios na Turquia na virada do século 19 e mostra uma família em Toronto, nos dias de hoje, que ainda enfrenta as sequelas da tragédia.

"Spider", um suspense psicológico com Ralph Fiennes, recebeu indicações de melhor diretor (David Cronenberg), roteiro adaptado, figurinos, direção de arte, som e edição sonora.

A comédia romântica "Bollywood Hollywood" recebeu indicações para melhor filme e melhor roteiro (da diretora Deepa Mehta). Ranjit Chowdhry, Moushumi Chaterjee e Dina Pathak foram indicados para a disputa do Genie de melhor ator/atriz coadjuvante.

A Academia Canadense de Cinema e Televisão vai apresentar os vencedores do Genie em 13 de fevereiro em uma cerimônia em Toronto.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca