Reuters
12/12/2002 - 15h11

Game ajuda a popularizar carros japoneses na Europa e EUA

da Reuters, em Tóquio (Japão)

Como fazer com que os fãs das corridas de automóvel comprem o carro esporte de sua empresa? Simples. Primeiro permita que o dirijam por 100 horas, em um jogo para o console PlayStation.

O truque de marketing pode parecer um tanto fantástico, mas ao que se sabe está funcionando, a julgar pela popularidade do jogo de corridas "Gran Turismo" e os recentes planos das montadoras japonesas de automóveis para vender suas máquinas ferozes no exterior.

Os carros esportivos japoneses são bem conhecidos em todo mundo --alguns deles têm históricos excelentes nas pistas de corridas européias--, mas para desânimo dos entusiastas muitos deles jamais foram vendidos fora do Japão, fato que começa lentamente a mudar.

O Saburu Impreza, considerado um dos melhores carros esportivos japoneses, começou a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos há dois anos, depois de chegar a esses mercados inicialmente apenas na forma de videogame.

Dois outros modelos esportivos japoneses importantes passarão pelo mesmo processo. Tendo posto os últimos sete modelos de seu Lancer Evolution apenas no Japão, a Mitsubishi Motors anunciou que seu sedã esportivo estreará nos Estados Unidos no começo do ano que vem.

A Nissan Motor também planeja vender seu Skyline GT-R nos Estados Unidos e Europa pela primeira vez, ainda que não tenha definido uma data até agora.

"Não há dúvida de que o jogo Gran Turismo desempenhou papel fundamental em nossa decisão de levar o Lancer Evolution para os Estados Unidos", disse Takashi Kiuchi, um executivo de produto na Mitsubishi. "O carro não teria atraído tanta atenção quanto conquistou nos Estados Unidos sem o jogo".

A Sony Computer Entertainment vendeu cerca de 30 milhões de cópias do Gran Turismo desde que a primeira versão foi lançada, em 1997, principalmente nos Estados Unidos e Europa, regiões que têm duas vezes mais usuários que o Japão.

"Sempre soubemos que o jogo tinha profundo impacto sobre os usuários", disse Kazunori Yamauchi, produtor da série Gran Turismo, ressaltando que o jogador médio precisa de 100 horas para dominar o programa. "E não são apenas 100 horas de publicidade subliminar --são horas intensas e interativas de aprendizado sobre o carro".

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