Reuters
12/12/2002 - 21h37

EUA aconselham seus cidadãos a evitarem centro de Buenos Aires

da Reuters, em Buenos Aires

O governo dos Estados Unidos aconselhou hoje os norte-americanos a evitarem as ruas do centro de Buenos Aires nos dias 19 e 20 de dezembro, quando estão programadas manifestações para marcar o aniversário dos conflitos que deixaram mortos e provocaram a queda do governo.

Sindicatos e grupos de desempregados convocaram novos protestos no centro de Buenos Aires em lembrança aos pelo menos 27 mortos durante confrontos com a polícia no ano passado, que começaram como manifestações pacíficas.

Os conflitos de dezembro de 2001 forçaram a renúncia do presidente Fernando de la Rua, que já estava com a popularidade muito baixa.

Apesar de os protestos de rua neste ano terem sido pacíficos, o Departamento de Estado dos EUA advertiu os cidadãos norte-americanos a evitarem o centro de Buenos Aires.

"Não é uma advertência de viagem, e não estamos dizendo para as pessoas mudarem seus planos se estiverem indo para Buenos Aires", disse uma porta-voz da Embaixada dos EUA na capital argentina hoje.

"Apenas estamos dizendo para tomarem precauções extras nesses dias", ressaltou.

Analistas dizem que o sentimento antiamericano parece ter crescido no último ano por causa da imagem do papel dos EUA na depressão argentina. Algumas bandeiras dos EUA foram queimadas em protestos, mas não houve violência.

A tensão social diminuiu nos últimos meses na Argentina, mas alguns donos de supermercado dizem que estão se armando em caso de repetição dos saques.

O nível de desemprego na Argentina está na casa dos 20% e metade do país não consegue suprir as necessidades de alimentação e saúde.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca