Reuters
18/06/2001 - 11h19

Arafat diz que Israel tem de agir para que cessar-fogo perdure

da Reuters, em Amã (Jordânia)

O líder da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, após chamar a atenção para o que considerou uma situação "extremamente grave", afirmou hoje que Israel tem de suspender o bloqueio ao redor das áreas palestinas e congelar a construção de colônias judaicas se quiser que perdure o frágil cessar-fogo em vigor.

Em uma declaração recheada de palavras duras, Arafat afirmou em um encontro em Amã (capital da Jordânia) com nove ministros árabes das Relações Exteriores que o governo israelense do primeiro-ministro Ariel Sharon não mostra disposição verdadeira de retomar as negociações de paz.


AP - 27.dez.2000
Iasser Arafat, líder palestino
"Deixo claro que o cessar-fogo ou quaisquer medidas, acordos ou negociações na área de segurança não irão perdurar se Israel não tomar imediatamente medidas concretas", disse Arafat.

Segundo o presidente palestino, Israel tem de congelar a expansão das colônias judaicas, suspender a "agressão" contra palestinos, levantar o bloqueio econômico e militar e retomar as negociações de paz.

"A situação é grave, extremamente grave, e deve haver intensos e urgentes esforços internacionais para impedir os conflitos e as confrontações antes de a situação sair completamente do controle para nós", disse Arafat.

O dirigente declarou que a Autoridade Palestina havia cumprido sua parte no cessar-fogo patrocinado pelos EUA e que entrou em vigor na quarta-feira (13).

"Nossas decisões, medidas e passos não foram, infelizmente, suficientes porque o atual governo israelense está obcecado com a força e a guerra", disse Arafat.

O líder afirmou que o cenário nos territórios palestinos já se deteriorou desde que o cessar-fogo entrou em vigor.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca