Reuters
13/12/2002 - 21h08

Gilberto Gil vai se encontrar com Lula em Brasília

da Reuters, no Rio de Janeiro

O cantor Gilberto Gil se encontrará no sábado com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, segundo a assessora do cantor, Gilda Matoso.

"Realmente Gil vai à Brasília ter um encontro com Lula. Eles vão conversar. O teor (da conversa) só saberemos mesmo depois", disse a assessora.

Embora Gil tenha negado anteriormente que tivesse sido convidado para ocupar o Ministério da Cultura, o cantor declarou recentemente que se recebesse um convite para integrar o novo governo se sentiria na obrigação de colaborar.

De acordo com a assessora, o convite para a ir a Brasília surgiu do próprio governo de transição, e que Gil desmarcou compromissos para ir se encontrar com Lula. Ela, no entanto, não informou o local e o horário da reunião.

Caso as especulações sejam confirmadas, essa não será a primeira vez que o cantor participará da política. Gil já exerceu cargos ligados ao meio ambiente na Prefeitura de Salvador e nos últimos cinco anos vem se destacando como defensor da natureza através da organização não-governamental Onda Azul, fundada por ele.

Em entrevista na semana passada, Gilberto Gil já havia comentado a expectativa do povo com relação ao futuro governo Lula.

"O povo está muito confiante. Ele merece um bom governo e deve-se fazer de tudo para dar isso a ele", declarou Gil.

Nascido em Salvador em 1942, Gil começou na carreira musical aos 18 anos, quando montou o Conjunto Os Desafinados, iniciando carreira solo apenas em 1965. Formado em administração de empresas, Gilberto Gil trabalhou na multinacional Gessy Lever, carreira que abandonou para seguir na vida artística, já em ascensão com a vitória no Festival de MPB da Record com "Domingo no Parque" ao lado do Grupo Os Mutantes, integrado por Rita Lee. Perseguido pela ditadura militar, Gil foi exilado junto com Caetano Veloso em 1976.

Sem confirmar ou negar o convite para o ministério, a assessora garantiu que Gil está muito interessado em participar da festa da posse de Lula em 1º de janeiro.

Além de Gil, foram convidados a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, Chico Buarque, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e a escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Segundo a assessoria do governo de transição, serão instalados quatro palcos para o evento, orçado em R$ 1,5 milhão, patrocinado com recursos do PT.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca