Reuters
16/12/2002 - 14h23

Estados Unidos recordam vôo que inaugurou aviação no país

da Reuters, em Washington

Para Amanda Wright Lane, eles eram seus tios Will e Orv, antepassados de espírito aventureiro, protagonistas de histórias de ousadia e inventividade. Para o mundo, eram os irmãos Wilbur e Orville Wright, cujo vôo pioneiro, há 99 anos, inaugurou a era da aviação.

Nem Lane, tataraneta dos irmãos Wright, nem a comunidade aeroespacial global pretendem deixar a ocasião passar despercebida, tanto assim que estão iniciando um ano inteiro de festividades em preparação para o centenário da conquista histórica.

Haverá uma comemoração no Museu Nacional Aeroespacial amanhã, 99º aniversário do primeiro vôo tripulado feito pelos irmãos Wright em 17 de dezembro de 1903.

Naquele dia, o avião Wright Flyer voou por 12 segundos, atravessando um trecho de 36,6 metros sobre as dunas de areia da Carolina do Norte.

Desta vez haverá um vôo de uma hora e meia sobre o Memorial Nacional Irmãos Wright, no mesmo local, feito por 115 aparelhos que datam desde a década de 1930, "para que os visitantes possam acompanhar os avanços da aviação", segundo a Nasa, que participa do evento.

Hoje o Wright Flyer está exposto no museu em Washington, onde o ator John Travolta, piloto por hobby, será mestre de cerimônias do evento programado para a terça-feira. Serão homenageados doze pioneiros da aviação, incluindo os astronautas americanos John Glenn, Neil Armstrong, Pamela Melroy e Shannon Lucid.

O piloto e empresário Erik Lindbergh, neto do aviador Charles Lindbergh, o primeiro a atravessar o Atlântico, também estará presente.

Outro pioneiro da aviação esperado no evento de terça é David Lee "Tex" Hill, um piloto de guerra na 2a Guerra Mundial. Aos 87 anos, ele continua a ser um aviador ativo e há poucas semanas participou de uma simulação de combate aéreo contra Gene Cernan, o último homem a caminhar sobre a Lua.

Amanda Wright Lane, dona-de-casa de Cincinnati, Ohio, pretende representar a família Wright em Washington, mas admite que apenas recentemente perdeu o medo de voar.

Os dois irmãos Wright, que tinham uma bicicletaria em Dayton, Ohio, em 1892, construíram planadores e outras máquinas.

O avião Wright Flyer 3º, construído em 1905, foi a primeira aeronave praticável capaz de permanecer no ar por meia hora. A invenção foi patenteada em 1906, e os irmãos conseguiram o primeiro contrato para construir aviões militares em 1908.

Wilbur morreu de febre tifóide em 1915, e Orville morreu em 1948.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca