Reuters
16/12/2002 - 15h38

África ganha maior reserva animal do mundo

da Reuters

A África acaba de ganhar a maior reserva animal do mundo, o Great Limpopo Transfrontier Park, numa área do tamanho da Bélgica que ocupa partes da África do Sul, de Moçambique e do Zimbábue. Os três países esperam que o novo parque traga muito mais turistas para a região.
A reserva, lançada oficialmente na semana passada pelos presidentes dos três países, será aberta ao público no ano que vem.

Ambientalistas aplaudiram a nova reserva, que reúne os parques nacionais Kruger e Gonarezhou, respectivamente na África do Sul e no Zimbábue, e o parque Limpopo, em Moçambique, numa área de 35 mil quilômetros quadrados de savanas que abrigam leões, rinocerontes e elefantes. As comunidades que habitam sua fronteira ficarão onde estão.

Junto com a queda de restrições de visto e a construção de estradas para facilitar o trânsito de turistas, os três países vão transportar os animais de um lado a outro para ajudá-los a se espalhar mais rapidamente pela área. Mais de mil animais, incluindo dezenas de elefantes, já foram transferidos da África do Sul para Moçambique, cuja longa guerra civil prejudicou a população de animais nativos.

A região luta para atrair um grande número de visitantes. Enquanto Moçambique nunca foi um destino turístico forte, o setor na África do Sul tem sido afetado por vários ataques contra os turistas, que têm medo do alto índice de criminalidade do país.

O Zimbábue assistiu a sua indústria de turismo, que já foi próspera, sofrer uma queda no rastro da polêmica reforma agrária do governo Mugabe, que levou o país ao caos econômico.

A oposição da África do Sul questionou a participação do Zimbábue no parque, alegando que invasões a reservas do país têm causado a morte de seus animais. Ele argumenta que o projeto não deveria pôr em risco o Kruger, "que é uma bandeira da indústria do ecoturismo".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca