Reuters
16/12/2002 - 20h07

Cai uso de drogas, álcool e cigarro entre adolescentes dos EUA

da Reuters, em Washington

O uso de cigarro, álcool e drogas está diminuindo entre os adolescentes norte-americanos, revelou uma pesquisa anual publicada hoje.

Isso significa que as mensagens de prevenção estão funcionando, disseram os autores do estudo e autoridades de saúde.

"Estamos diminuindo o [consumo de] cigarro, álcool e drogas", disse John Walters, diretor do Departamento de Política Nacional de Controle de Drogas, durante uma coletiva de imprensa.

O fumo caiu 4 a 5 pontos percentuais entre os estudantes da 8ª série (equivalente à 8a série), 2º ano e último ano (equivalente a 12º ano nos EUA) do ensino médio, segundo a pesquisa.

As autoridades de saúde afirmaram que estavam animadas e que irão continuar com o que vêm desenvolvendo. "A prevenção é uma prioridade absoluta. Ela funciona", disse Charles Curie, chefe da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substância.

A Universidade de Michigan vem entrevistando estudantes para a pesquisa "Monitorando o Futuro" desde 1975. Os resultados divulgados na segunda-feira foram baseados em perguntas propostas a cerca de 44 mil estudantes em cerca de 400 escolas de todo o país.

Entre os alunos da 8a série, de 13 a 14 anos, 10,7 por cento disseram que fumaram cigarros nos últimos 30 dias _ uma grande queda de um pico de 21% em 1996 e uma diminuição de 12,2% em 2001.

Propaganda antifumo
Para Lloyd Johnston, pesquisador da Universidade de Michigan que liderou o estudo, diversos fatores podem ter afetado o fumo. "Isso inclui preços mais elevados, menos propagandas de cigarros voltadas aos jovens, mais propagandas antifumo e muito mais publicidade negativa sobre a indústria de tabaco".

Além disso, mais adolescentes desaprovam o cigarro. A pesquisa mostrou que 54% dos alunos da 8ª série e 47% dos que estão no último ano do ensino médio (12o ano) concordaram com a afirmação "Não gosto de ficar perto de pessoas que estão fumando".

O estudo também verificou um menor consumo de drogas ilegais, com exceção de esteróides e cocaína.

O uso de maconha no ano passado, por exemplo, atingiu a menor taxa desde 1995. O uso de LSD foi o mais baixo desde o início do estudo entre todos os adolescentes entrevistados.

Entre os alunos do 2º ano do ensino médio, de 15 a 16 anos, 30,3% disseram que usaram maconha no ano anterior, em comparação a 32%.

O uso de esteróides permaneceu estável de 2001 a 2002.

O consumo de crack aumentou entre os estudantes do 2o ano do ensino médio e o uso ilegal de sedativos cresceu entre os alunos do último ano, de acordo com a pesquisa. Pela primeira vez, a pesquisa avaliou o uso ilegal dos analgésicos Oxycontin, usado por 4 por cento dos estudantes do último ano, e Vicodin, usado por 9,6%.

A ingestão de álcool também diminuiu. Enquanto que virtualmente todos os estudantes da do último ano afirmaram que é fácil obter álcool _ mais de 95% _, apenas 30% disseram ter ficado bêbados nos últimos 30 dias. Menos de 10% dos alunos da 8ª série afirmaram o mesmo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca