Reuters
16/12/2002 - 23h17

Ex-cardeal de Boston diz que fará retiro em mosteiro

da Reuters, em Boston (EUA)

O cardeal Bernard Law, 71, disse hoje que passará um tempo recluso em um mosteiro, depois de renunciar na semana passada ao cargo de chefe da arquidiocese de Boston (EUA), em meio a um escândalo sexual envolvendo sacerdotes.

Em suas primeiras declarações públicas desde que regressou de Roma, onde o papa João Paulo 2º aceitou a renúncia, Law pediu outra vez perdão aos afetados pelos seus "erros e debilidades" e disse que ainda estava pensando em seus planos para o futuro.

"Vou tirar umas férias breves com alguns padres amigos logo após o Natal, e depois farei um retiro em um mosteiro", disse Law a jornalistas, lendo uma declaração.

"Depois disso vou morar fora da arquidiocese, e continuarei com minhas responsabilidades como cardeal", disse Law, acrescentando que continua disponível a processos legais. Ele não respondeu a perguntas de jornalistas.

Law, clérigo que ocupa o topo da hierarquia da Igreja católica nos Estados Unidos, estava sob pressão para renunciar há quase um ano, logo quando foi revelado que ele e outros dirigentes da arquidiocese haviam permitido que sacerdotes com problemas de conduta sexual -incluindo pedofilia- permanecessem no ministério ou fossem enviados a outras paróquias.

Leia mais:
  •  Ex-cardeal de Boston diz que sua renúncia é o melhor para Igreja


  • Leia mais sobre pedofilia na igreja

    Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca