Reuters
17/12/2002 - 18h48

Sharp leva telefonia celular para palmtops

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A fabricante japonesa de produtos eletrônicos Sharp anunciou hoje que vai oferecer para os usuários de seus palmtops uma barata função de telefonia móvel. Com a ação, a companhia visa ganhar espaço em um mercado dominado por telefones celulares.

O serviço de telefonia via internet para as redes locais sem fio deve começar a ser testado na quarta-feira, com lançamento definitivo previsto para abril de 2003.

Pelo novo serviço, os clientes da empresa poderão usar seus palmtops para fazer e receber ligações via internet com outros usuários de computadores de mão da fabricante atravé de 300 redes sem fio, todas operadas pela NTT Communications.

Isso inclui hotéis e lanchonetes localizadas principalmente na região metropolitana de Tóquio.

Uma rede local sem fio permite às pessoas com um laptop ou um aparelho de mão enviarem e receberem dados em alta velocidade por um preço baixo. Os clientes de telefones celulares serão cobrados por tempo de ligação e ainda pagam uma tarifa de uso mensal.

A Sharp é a maior fabricante de computadores de mão do Japão e têm tido dificuldade em penetrar no mercado japonês devido à popularidade dos telefones celulares com tela colorida que dão acesso à web.

De acordo com o plano da Sharp, os assinantes da rede sem fio local da NTT Communications não pagarão nenhuma taxa extra pela utilização de seus aparelhos para fazerem chamadas via protocolo IP durante o período de testes. Após a fase preliminar, a Sharp vai cobrar uma tarifa reduzida para os usuários, disse um porta-voz da empresa.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca