Reuters
17/12/2002 - 19h07

Toshiba procura sócios para construção de fábricas de chips

da Reuters, em Tóquio (Reuters)

Não é todo dia que um executivo recebe US$ 3 bilhões para construir novas fábricas para sua divisão, e Takeshi Nakagawa, que dirige a subsidiária de semicondutores da Toshiba, está desfrutando do momento.

"Fomos ridicularizados por sermos um conglomerado de eletrônica, mas agora subitamente estamos em destaque", disse Nakagawa.

Mas restam ainda algumas negociações difíceis a fazer.

Os analistas dizem que a terceira maior fabricante de chips do mundo, que sofreu grandes prejuízos e cujo futuro depende da abertura de novos mercados, terá de seduzir sócios como a Sony e a fabricante de cartões de armazenagem de dados SanDisk para fazer de suas novas fábricas um sucesso.

A Toshiba investirá US$ 2,9 bilhões ao longo dos próximos quatro anos em duas fábricas de microchips --de longe o investimento de capital mais ambicioso já feito por uma produtora japonesa de chips desde a crise recorde que atingiu o setor dois anos atrás.

Parceiros

Uma das fábricas produzirá os chamados chips de sistema (SoC), que combinam lógica e memória, a partir de 2004, e a segunda, começando dois anos mais tarde, produzirá chips de memória flash de alta velocidade NAND, desenvolvidos pela Toshiba e capazes de armazenar muito mais dados do que os chips convencionais NOR de memória flash.

No topo da lista de potenciais parceiros da Toshiba está a Sony, maior fabricante mundial de bens eletrônicos de consumo, com quem a Toshiba já coopera na produção de microchips para o popular console de videogame PlayStation 2.

Kunitake Ando, presidente da Sony, não revelou muito sobre planos de aliança para chips. No entanto, deu claras indicações de que sua empresa relutará em investir no segmento por conta própria.

Difícil de impressionar

Nakagawa reconheceu que a Sony é um parceiro importante e extremamente difícil de impressionar. "A Sony não tem meio-termo", disse. "Se não fôssemos de primeira classe, eles nos abandonariam".

Enquanto a Sony é o parceiro pretendido para a fábrica, o parceiro provável para a planta de chips de memória é a SanDisk, que já tem sociedade igualitária com a Toshiba em uma fábrica de chips de memória flash no centro do Japão.

Os analistas não acreditam, porém, ser grandes as chances de que a Fujitsu --quinta maior fabricante de chips do Japão e parceira da Toshiba no desenvolvimento de chips de sistema-- una-se ao grupo na construção das novas unidades de produção.

Alguns analistas ressaltam que outros potenciais parceiros da Toshiba nos chips de sistema, como a IBM, podem resistir à adesão da Fujitsu, temendo vazamento de sua tecnologia de chip para terceiros.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca