Reuters
18/12/2002 - 13h44

Diretor de "O Senhor dos Anéis" é homenageado na Nova Zelândia

da Reuters, em Wellington

A capital da Nova Zelândia saudou o diretor Peter Jackson como herói nacional na quarta-feira, quando fãs festejaram a pré-estréia de "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" em Wellington. O filme estréia no Brasil no próximo dia 27.

Milhares de pessoas aplaudiram quando Jackson, vestindo a camisa roxa que é sua marca registrada, percorreu um tapete vermelho de 200 metros, entrando num cinema decorado como uma caverna, com um grande anel de ouro.

Muitas pessoas tinham esperado horas para poder ver os astros do filme. Muitos fãs agitavam bandeiras proclamando seu amor pelos hobbits e pedindo uma penca de Oscar para Jackson.

Como seu antecessor, "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel", o segundo longa-metragem é baseado na trilogia de J.R.R. Tolkien. Ambos foram filmados na Nova Zelândia.

"Do ponto da vista da Nova Zelândia, esta tem sido uma só longa promoção turística. É fantástico", disse a primeira-ministra Helen Clark.

Uma estátua gigante do personagem Gollum foi inaugurada, e os fãs aplaudiram os atores Elijah Woods, Dominic Monaghan e Billy Boyd, que representam três dos hobbits.

O primeiro filme da trilogia, "A Sociedade do Anel", foi um sucesso mundial de bilheteria, tendo rendido US$ 860 milhões e conquistado quatro Oscar.

O governo neozelandês criou um Ministério do Senhor dos Anéis, e agências de turismo passaram a promover o país como sendo a sede da Terra Média, a terra mítica em que a história é ambientada.

A filmagem do segundo livro da trilogia de Tolkien, que atraiu pelo menos 100 milhões de leitores no último meio século, levou 18 meses, com a participação de 2.400 pessoas.

O terceiro filme da trilogia "O Senhor dos Anéis" será lançado no Natal de 2003. Indagado sobre o último longa, Peter Jackson disse que "é realmente cool, muito emotivo, muito emocionante".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca