Reuters
20/12/2002 - 08h14

EUA e Reino Unido sonegam informações, diz inspetor-chefe da ONU

da Reuters, em Londres

O inspetor-chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), Hans Blix, disse hoje que os Estados Unidos e o Reino Unido não estão fornecendo todas as informações necessárias para a busca de armas de destruição em massa no Iraque.

"A coisa mais importante que governos como os do Reino Unido e dos EUA poderiam nos dar seria informar os lugares onde eles estão convencidos de que há armas de destruição em massa. É isso que nós queremos", declarou o sueco Blix à rádio britânica BBC.


Reuters - 20.nov.2002
Hans Blix, chefe dos inspetores de armas da ONU
Blix afirmou que "ainda" não está recebendo tais informações. "Espero que recebamos, agora que estamos operando plenamente", afirmou, em relação à missão iniciada no mês passado por ordem da ONU, após quatro anos de afastamento dos inspetores.

Ele disse que costuma ter acesso a várias informações dos ocidentais sobre o possível arsenal iraquiano, mas sem indicações precisas de localização. "Eles têm todos os métodos para procurar, para ouvir conversas telefônicas. Eles têm espiões, satélites, muitas fontes que não temos."

Blix considera que não está recebendo toda a informação de que gostaria, mas ressaltou que "se os iraquianos nos dessem cooperação total, não precisaríamos de qualquer tipo de informação".

Os Estados Unidos e o Reino Unido ameaçam entrar em guerra contra o Iraque porque dizem estar convencidos de que o país tem armas de destruição em massa. "Se eles dizem ter provas, bem, então era de se esperar que eles poderiam nos dizer onde estão essas coisas armas", disse Blix à rádio BBC.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca