Reuters
20/12/2002 - 08h43

Comitê palestino recomenda que eleições sejam adiadas

da Reuters, em Ramallah

O comitê central de eleições palestino recomendou formalmente hoje que Iasser Arafat adie eleições gerais marcadas para 20 de janeiro, citando a reocupação de cidades palestinas por Israel.

"Encontramos hoje o presidente Arafat e demos a ele a recomendação para considerar adiar as eleições palestinas para uma outra data por causa das dificuldades impostas pela ocupação israelense e pela restrição à movimentação", disse a repórteres Hanna Nasser, chairman do comitê.

De acordo com ele, Arafat ainda não divulgou o decreto necessário para adiar as eleições presidenciais e legislativas.

O líder havia convocado em setembro eleições devido à pressão que sofria doméstica e internacionalmente para reformar sua Autoridade Palestina. As primeiras e únicas eleições palestinas aconteceram em 1996.

Na semana passada, Arafat disse que a votação teria de ser adiada, a menos que as forças israelenses deixassem as cidades da Cisjordânia, reocupadas em junho após uma onda de ataques suicidas em Israel.

Nasser disse que "responsabilizamos inteiramente as autoridades israelenses por não podermos realizar as preparações necessárias para conduzir uma eleição democrática na data marcada".

Israel terá suas próprias eleições em 28 de janeiro. Pesquisas de opinião apontam que o atual premiê Ariel Sharon deverá formar o novo governo com a vitória da maior parte das cadeiras do Parlamento por seu partido, o Likud.

Leia mais:
  •  Escândalo de corrupção derruba popularidade do Likud



  • Leia mais no especial Oriente Médio

    Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca