Reuters
18/06/2001 - 22h32

Eclipse solar causa romaria turística à Zâmbia

da Reuters, em Lusaka (Zâmbia)

Milhares de turistas e cientistas estão chegando nesta semana à Zâmbia para assistir ao eclipse solar total da próxima quinta-feira (21).

O fenômeno será visível em outros quatro países africanos, mas os turistas afirmam que a estabilidade política da Zâmbia e o céu limpo fazem do país o ponto de observação ideal.

"Estabilidade foi o fator preponderante", disse o professor de astronomia Jay Pasachoff, diretor do Observatório Hopkins, do Williams College, em Massachussets (EUA).

"O tempo também é bom. Estamos procurando um céu limpo o suficiente para nossos experimentos. A Zâmbia se sobressaiu sobre outros países onde o eclipse solar será visível", disse.

Os únicos países com pontos em que a obstrução da luz solar será total durante o eclipse são Angola, Zimbábue, Moçambique e Madagascar, onde a instabilidade militar e política acabou afugentando os turistas.

A Zâmbia espera receber cerca de 20 mil turistas nos próximos dias para ver o eclipse. O turismo astronômico deve movimentar US$ 15 milhões direta e indiretamente no país.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca