Reuters
20/12/2002 - 15h44

Rede de hotéis lança acesso sem fio de alta velocidade à internet

da Reuters, em Los Angeles

A Marriott Internacional, maior administradora de cadeias hoteleiras do mundo, anunciou o início daoferta de acesso sem fio de alta velocidade à internet em 400 de seus hotéis. Com isso, a administradora passa a liderar o setor nessa categoria.

Com 2,5 mil hotéis em todo o mundo sob o seu guarda-chuva, a Marriott já oferece conexões de alta velocidade com a internet nos quartos de 400 desses hotéis, e agora planeja oferecer acesso sem fio usando o popular padrão WiFi em suas áreas públicas e salões de conferência, disse um porta-voz.

O serviço contará com infra-estrutura da STSN, empresa privada especializada em internet de alta velocidade para hotéis e na qual a Marriott tem participação acionária.

O Intel Communications Fund, afiliado à fábrica de microprocessadores e impulsor do WiFi Intel, também está investindo no projeto e ampliou sua participação a fim de ajudar a financiar o lançamento do serviço hoteleiro, segundo a STSN.

A internet sem fio de alta velocidade sob o padrão WiFi, também conhecido como 802.11b, está se tornando uma maneira popular de ganhar acesso à internet porque os computadores equipados com os sistemas operacionais mais recentes da Microsoft e da Apple são capazes de detectar essas redes automaticamente.

O acesso relativamente lento à internet oferecido por redes de telefonia celular não conseguiu conquistar muita participação no mercado, devido em parte ao desenvolvimento das redes WiFi públicas que oferecem velocidades rápidas em áreas limitadas.

Um ponto de acesso WiFi permite acesso no raio máximo de alguns metros.

A T-Mobile USA, subsidiária da Deutsche Telekom que é a sexta maior empresa de telefonia sem fio nos Estados Unidos, está desenvolvendo seu plano Hot Spot de internet sem fio no padrão WiFi, instalando bases de acesso nos cafés da rede Starbucks e nos saguões das linhas aéreas, oferecendo tanto planos de assinatura quanto pagamento por período de uso.

Espera-se que a SNTN finalize o desenvolvimento da internet sem fio no Marriott, usando tanto o padrão 802.11b quanto o mais veloz 802.11a, no segundo trimestre do ano que vem.

A Marriott e a STSN dividirão a receita do serviço, depois de paga a instalação, disse o porta-voz da Marriott. Hoje, os hóspedes pagam US$ 9,95 por dia pelo uso da internet em banda larga por cabo nos quartos dos hotéis da rede.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca