Reuters
23/12/2002 - 22h49

Irã e Iraque pedem à ONU abertura de novo posto de fronteira

da Reuters, em Nova York

Irã e Iraque pediram à ONU (Organização das Nações Unidas) a abertura de um novo posto de fronteira entre os dois vizinhos para o comércio de bens sob o programa de petróleo por comida imposto a Bagdá pela ONU, disse hoje uma autoridade da entidade.

O posto de fronteira será o primeiro entre os antigos rivais a ser aberto sob o programa humanitário da ONU, que foi estabelecido em 1996 para permitir ao Iraque comprar alimentos, medicamentos e outros produtos civis com os recursos provenientes das exportações de petróleo.

O escritório da ONU do programa humanitário para o Iraque enviará agentes de inspeção no novo posto de passagem Khusravi/Mondhariya, com o objetivo de abri-lo para fins comerciais no final de janeiro ou começo de fevereiro, informou a autoridade.

Diplomatas da ONU afirmam que mais um posto de fronteira entre os dois países facilitará às empresas iranianas o transporte e venda de produtos ao Iraque, e pode fortalecer os laços entre os países que disputaram uma guerra por oito anos a partir de 1980.

Leia mais no especial Iraque

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca