Reuters
24/12/2002 - 09h44

Cinema norte-americano aposta em trilha sonora sem grife

da Reuters, em Los Angeles

Já era tarde da noite quando Luke Eddins se dirigiu a um estúdio de produção depois de receber um telefonema desesperado pedindo uma música ao estilo do grupo Smashing Pumpkins para o filme "The Ring", da DreamWorks.

"Sou um caçador de recompensas por músicas de última hora sem grife", diz Eddins, um "agente de canções" e um músico que fundou a Luke Films, uma empresa que apresenta bandas desconhecidas aos responsáveis por definir as trilhas sonoras dos filmes.

"Eu salvo a pele dos responsáveis pelas trilhas ao peneirar literalmente milhares de bandas alternativas. Meu trabalho é encontrar músicas que sejam quase idênticas a faixas produzidas por artistas famosos", disse.

Por causa do telefonema que Eddin recebeu de madrugada, a banda Wide Awake, de Austin, no Texas, emplacou uma faixa em "The Ring", que virou campeão de bilheteria ao estrear em outubro.

O trabalho de Eddin decolou recentemente em meio a um mercado musical deprimido e à medida em que produtores de filmes, programas de TV e videogames buscam soluções econômicas para compor trilhas sonoras.

Conseguir o sinal verde para licenciar uma música de um artista famoso para um filme é trabalhoso e, depois de passar por várias instâncias de negociação, um trecho de 30 segundos de uma canção pode custar cerca de US$ 100 mil.

Depois da fartura de lançamentos no final da década de 90, a indústria da música -que vê suas vendas caírem por dois anos seguidos- tem evitado lançar tantos discos com trilhas de filmes.

"A época de ouro das trilhas sonoras foram os anos 90, quando 'Titanic' e 'Armageddon' conquistaram postos entre os 50 discos mais vendidos. Quando as trilhas começaram a se tornar um fiasco de vendas, os estúdios ficaram mais cautelosos", disse um executivo do setor.

A trilha do filme "8 Mile", do rapper Eminem, foi a única a entrar na lista dos 50 álbuns mais vendidos na semana encerrada em 15 de dezembro, segundo dados do Nielsen SoundScan. Em 62º lugar ficou a trilha do segundo filme da trilogia "Senhor dos Anéis".

O sucesso de "8 Mile" é uma prova do apelo de Eminem, mas também mostra como as trilhas sonoras de maior sucesso hoje em dia trazem músicas que nem entram no filme.

Sandra Bullock, estrela e produtora do filme romântico "Two Weeks Notice" decidiu lançar a trilha sonora por meio do Pressplay, um serviço de acesso a músicas por assinatura via Internet, de propriedade da Vivendi Universal e da Sony Corp.

Observadores do setor já percebem um certo burburinho sobre o futuro lançamento da trilha de "Chicago", o musical baseado no espetáculo apresentado na Broadway e que conquistou oito indicações para o Globo de Ouro. O filme é estrelado por Renee Zellweger, Catherine Zeta-Jones e Richard Gere.

Acredita-se que "Chicago" irá repetir a performance de "Moulin Rouge", cuja trilha vendeu mais de 2 milhões de unidades.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca