Reuters
30/12/2002 - 09h11

Polícia detém funcionário de aeroporto de Paris com explosivos

da Reuters, em Paris

A polícia francesa prendeu um carregador de bagagens no principal aeroporto internacional de Paris depois de encontrar revólveres, explosivos e detonadores escondidos em seu carro, disseram hoje fontes policiais.

O funcionário do aeroporto Roissy Charles de Gaulle, identificado como um francês de origem argelina, foi preso anteontem por posse de armas e explosivos, afirmou a polícia.

O aeroporto, que recebe cerca de 100 mil passageiros por dia, é o mesmo em que o britânico Richard Reid havia conseguido embarcar em um avião com destino a Miami há um ano com explosivos escondidos na sola de seu sapato.

A rádio Europe 1 disse que investigadores suspeitavam que o carregador estaria se preparando para sequestrar uma aeronave.

A polícia encontrou uma pistola automática, uma metralhadora, cinco pacotes de explosivos plásticos e dois detonadores no carro do funcionário, em um estacionamento do aeroporto.

O suspeito tinha acesso a áreas restritas do aeroporto próximas a aeronaves, declarou hoje uma fonte policial.

Ele não tinha antecedentes criminais e aparentemente nenhuma ligação com movimentos islâmicos, afirmou a fonte.

O homem está sob custódia enquanto a polícia antiterrorismo prossegue as investigações.

Uma busca na casa do suspeito levou à prisão de quatro outras pessoas -seus dois irmãos, seu pai e um amigo da família, disse a rede de televisão LCI.

De acordo com a lei francesa, suspeitos de terrorismo podem ficar detidos por quatro dias antes de serem formalmente investigados ou soltos.

As prisões foram as mais recentes nas últimas semanas, em que nove militantes islâmicos suspeitos foram detidos.

Uma busca em um flat em Paris usado por alguns dos suspeitos encontrou artefatos para a fabricação de bombas e documentos de identidade falsos.

A segurança foi reforçada para os feriados de final de ano nas principais cidades e aeroportos da França.

Nos Estados Unidos, o FBI (polícia federal dos EUA) disse que as autoridades de segurança deveriam ficar em alerta nesta semana com a possibilidade de atentados em aviões provocados por explosivos escondidos em roupas ou sapatos.

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca