Reuters
01/01/2003 - 09h49

Exército de Israel destrói casas de militantes palestinos

da Reuters, em Jerusalém

As forças israelenses demoliram hoje duas casas de militantes palestinos e descobriram armas nas ruínas de uma das moradias, disse hoje o Exército de Israel.

O Exército afirmou que soldados demoliram na cidade de Nablus, na Cisjordânia, a casa de uma palestino que bombardeou uma lanchonete na cidade de Herzliya em junho, matando um israelense.

Os soldados também destruíram a casa de um militante do Hamas na cidade de Khan Younis, na faixa de Gaza. O Exército declarou que encontrou bombas e armas nas ruínas da casa do militante.

Testemunhas palestinas em Khan Younis disseram que dez tanques israelenses e soldados armados participaram da operação noturna para demolir a casa de Yassin al-Agha, que foi morto por tropas israelenses no mês passado. Elas afirmaram que as forças deixaram a cidade palestina depois da operação.

Palestinos e grupos de direitos humanos classificam a política de demolição de casas realizada por Israel como uma forma de "castigo coletivo" que viola a lei humanitária internacional.

O Exército diz que a medida é usada para deter militantes palestinos envolvidos em ataques suicidas que já mataram centenas de israelenses desde o começo da Intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense), iniciada em setembro de 2000.

"A destruição de casas de militantes é uma mensagem para os suicidas e seus cúmplices em ataques terroristas de que suas ações têm um preço", disse o Exército em um comunicado.

O número de ataques suicidas diminuiu nos últimos meses, e o Exército atribui a queda, em parte, às demolições de casas de famílias de militantes.

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca