Reuters
06/01/2003 - 15h01

Usuário está mais disposto a pagar por conteúdo on-line na Europa

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

A reputação da internet como um paraíso para aqueles que acessam informações sem precisar pagar por serviços está começando a perder sentido. Uma pesquisa divulgada hoje sugere que a maioria dos usuários on-line da Europa Ocidental está disposta a pagar por conteúdo na web.

O levantamento realizado pela Jupiter Research mostrou que a relutância dos usuários de internet em pagar pelo conteúdo on-line, que vai desde o download de músicas até notícias, caiu de 47% em 2001 para 41% no ano passado, sugerindo que as empresas de mídia podem finalmente ter suas parcerias de assinatura digital gerando retorno.

Com o investimento em publicidade on-line passando por momentos difíceis nos últimos dois anos, as empresas de mídia, desde jornais até provedores de acesso, colocaram nas páginas uma grande variedade de conteúdo pago com o objetivo de elevar suas receitas.

Segundo o instituto de pesquisas, a expectativa é de que a Europa Ocidental gastará US$ 2,62 bilhões até 2007 em todas as formas de conteúdo digital. Um número bem acima dos quase US$ 340 milhões obtidos no ano passado.

Qualquer crescimento na disposição dos consumidores em pagar pelos conteúdos na web é uma boa notícia para as empresas de internet, pois indica que os consumidores estão ficando cada vez mais acostumados à noção de que muitas formas de conteúdo on-line virão acompanhadas de um preço um dia.

"É muito encorajador que muitas pessoas estejam dispostas a pagar pelo conteúdo, particularmente no longo prazo", disse Oliver Beauville, analista da Jupiter.

Entre as áreas que tiveram aumento na intenção de compra dos consumidores estão música e vídeo. Esta última passou de uma intenção de 3% no passado para 13% este ano, afirma a pesquisa, que ouviu 10.000 internautas do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Suécia.

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